O “novo” Renato Russo

A notícia de um possível “retorno” da Legião Urbana – que reproduzimos aqui há meses e já não era nova – não para de repercutir, inclusive no site “oficial” da banda, mantido pela gravadora EMI, que refuta a possibilidade de uma reunião sob esse nome.
Como curiosidade, elencamos alguns “substitutos” imagináveis para o vocalista (quando muitos entendem que não é o caso tentar substituir Renato). Não vamos incluir aqui as dezenas de bandas cover propriamente ditas, mas apenas artistas que tem uma obra própria.

>>>RANKING RUSSO<<<

VALMIR XAVIER

pagina valmir xavier_picture3

O maior diferencial de nossa lista em relação a possíveis outras, está radicado a poucas horas de Bagé: trata-se de cantor de Piratini, RS. Há algum tempo seu único disco foi divulgado quase na íntegra no programa Talento Brasileiro, da Delta FM. Valmir é um compositor prolífico, com centenas de canções, segundo consta na página http://www.malhariapicanco.com.br/pagina valmir xavier.htm, da empresa de que é proprietário.
Promete para breve novo site com possibilidade de audição de suas músicas. A voz é muito idêntica à de Renato, as composições tendem para o acústico, a maioria baladas, mais identificadas com a fase final da Legião.

TONI PLATÃO

41_1858-Toni Platão ao vivo 1

Ele nunca se promoveu como um novo Renato, mas é o único aqui que já se apresentou com os remanescentes do trio, em ocasiões como o show que resultou no disco Jam 80, onde canta Será. Colabora com Dado há muitos anos. Na Rock It ! a dupla realizou várias gravações, como “A Valsa”. Sua banda original, Hojerizah, era contemporânea da Legião, chegaram a tocar juntos inclusive no aniversário da revista Bizz. Toni tem uma grande voz e sempre mostrou formação operística. Seu repertório atual não dá muita ênfase ao rock.

MARCELO HAYENA, UNS E OUTROS

unseoutros4

Outra contemporânea à Legião e às suas influências (modismo da época) foi a banda Uns e Outros, cujo álbum de estréia data de 1987. Além do êxito radiofônico “Carta Aos Missionários”, tiveram sucessos menores como “Canção em Volta do Fogo” e “Dias Vermelhos”, e nos álbuns mais recentes descaracterizaram a estética do início.

VINÍCIUS GUSSEN, BANDA ID
Em meados da década de 90, uma banda com vocação para cover da Legião participou com quatro composições de uma coletânea do selo Polvo Discos. Estava armada uma grande confusão: tudo era tão idêntico à L.U. que muitas rádios anunciaram como se fosse material novo da banda de Renato. Inclusive na rádio local 98.1 FM a música “Dignidade” chegou a entrar nos top hits.

“BLANCH”, DO COGUMELO PLUTÃO

PRAIA BLANCH

Vocalista gay militante, insinua ter estabelecido certa intimidade com Renato Russo através de amigos comuns. Inclusive teriam uma letra em parceria, “Pride Day”. Em alguns momentos lembra o jeito de Russo cantar. As composições, em geral soam mais rock que a manjada “Esperando Na Janela”. Olha que humilde a banda é em seu site, num “editorial” não-assinado: “…dizem que Cogumelo reinventou a música folk no Brasil… que é a nova Legião Urbana, Smiths, U2… Não, não é !!”

JERRY ADRIANI

foto 01 Jerry Adriani

Na verdade, Renato na época do estouro de “Será” é quem teve o timbre vocal comparado com o de Jerry, pela mídia. Outro ponto em comum é o gosto pela regravação de clássicos do romantismo italiano. Tanto que após a morte de Russo em 1996, Jerry gravou um tributo com versões em italiano da Legião; além de se fazer acompanhar por Dado e Bonfá em versões de Será e Tempo Perdido

CARMEM MANFREDINI

carmanfre

Inusitada notícia surgida em 2009: a irmã caçula de Renato Manfredini Júnior, Carmem, se lançou como cantora de rock, acompanhada pela banda Tantra – esta, formada por músicos de apoio que reforçavam a Legião no palco nas últimas turnês. Lançaram dois álbuns antes, com Gian Fabra no vocal, com influências oitentistas.

  1. VALMIR XAVIER

    Marcelo! Muito obrigado pela força que me destes outro dia. Estive fora dos palcos devido a um acidente muito grave. Mas estou retornando agora. Em breve meu site estará pronto. Muito obrigado mesmo. Que Deus te ilumine sempre! Valmir Xavier

  2. André

    Seria mais legítimo o lançamento de uma nova banda aos moldes da Legião Urbana à pretensão de se substituir uma gênio. Impossível colocar alguém no lugar de Jim, Kurt, Janis, Elvis, Bob, Jimi… e esperar que a comparação crítica não finde em fracasso vexatório. É apenas uma constatação, não uma verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s