Hipólito da Costa: o homem, o museu, o programa

O fantasma de Hipólito da Costa anda me rondando. Tá certo que eu procurei, visitando o Museu da Comunicação que leva seu nome. Mas na terça passada ele veio a mim pela tela da TV da sala,quando foi pauta do Observatório de Imprensa – reprise, eu já tinha visto em junho.
Se Jornalismo te interessa, saber quem foi Hipólito é obrigatório. O (provável, já que há controvérsia) primeiro periódico da nação foi viabilizado por seu lobby europeu. Entre erros e acertos, ou melhor, concordando ou não com ele, foi um rebelde em seu contexto. Deus o tenha.
O museu gaúcho tá bem interessante, contrastante: abrigando, em caráter “permanente”, aquela exposição “50 anos no ar…” da filial regional da Rede Globo, que era no gasômetro no assoprar das velinhas. Agora em versão light, mas também com alguns acréscimos, já que parte dos objetos museológicos da mostra eram mesmo do MCHC. Aqui temos relíquias de todas as etapas da produção de um jornal: linotipo, impressora; e da comunicação em geral: central telefônica, vitrola, radiola, filmadora, computador… tudo contrapondo-se ao poderio hi-tech da emissora homenageada, que produziu uma linha do tempo com os fatos seletos que lhe convém destacar; e ainda, aparatos digitais como: tela com capa de jornal que vira a página ao movimento de mão no ar; telões de alta definição… a mídia de hoje tem muita tecnologia, mas se conhece muito poucos Hipólitos em proporção aos Willian Bonner existentes…
Já o Observatório Especial, tem aquele sabor de documentário, dentro de uma série sobre a história da imprensa no Brasil, nos tempos da Côrte… tem narrativas com imagens históricas, depoimento de diplomata-historiador, e debate entre convidados… nota-se uma clara tentativa de atribuir a Hipólito um “tardio” reconhecimento; diferentemente de alguns sites que defendem que ele se vendeu junto com o Correio Braziliense e amenizou suas alfinetadas depois de um tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s