Estudante resenha novo álbum de Morrissey

Como dizia Renato Russo em entrevista à MTV, em 94: “eu sou fã, fã do Morrissey”. Eu também. Mas não fanático xiita. Sobrevive um mínimo de isenção. Dito isso, nas primeiras audições seu novo álbum não parece superar os dois anteriores. Years Of Refusal será lançado no meio do mês que vem mas todo mundo já ouviu baixado da net.
Vale uma estranha comparação com os Engenheiros, isto é, Humberto Gessinger. Após a debandada dos músicos que o acompanhavam em Tchau Radar, Gessinger optou por dois álbuns com faixas pesadas, em que ele assumiu uma das guitarras, e os teclados hippies sumiram. As canções tinham uma pegada rock surpreendente para a idade do artista em questão, porém sofriam de uma síndrome de despersonalização, não tinham um refrão pegajoso/pop, nem uma melodia que grava no inconsciente… e não emplacaram em lugar nenhum.
O novo Moz lembra um pouco essa estética. As faixas tem uma estrutura complicada, pouco fluente, truncada. Versos verborrágicos. Talvez seja proposital, como em Southpaw Grammar, cujo naufrágio de vendas foi o preço de soar não-comercial…
Ele sempre dá um jeito de revitalizar sua carreira com um punch extra nos arranjos, desde Your Arsenal. Cercando-se de músicos jovens… Mas desta vez, as duas faixas mais candidatas a hit já tinham saído numa coletânea ano passado, o que lhe valeu críticas de fãs que compraram a compilação só por essa dupla de inéditas e agora as vêem reprisadas aqui. Tem mais duas ou três, das 12, com potencial. O resto tem vocação pra B-side. Ou nem tanto, já que os de Morrissey, do hiato entre o disco de 2007 e este, dariam um álbum perfeito, tanto que integraram o setlist de seu show permanentemente. Caso “Years…”se confirme fraco, inclusive comercialmente, pouco importa. A prolífica carreira-solo promete gerar muitos lados B compensadores sem demora, a cada single.
Vi o vídeo do show dele no Festival Heineken na Espanha, e achei que seu fôlego de palco não destoa de seus 49 anos. No entanto, pelo conjunto da obra, ainda é o artista vivo que mais admiro e o show mais interessante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s