Bancos não querem novos clientes

riqueza

Quinta-feira, 18 de junho, dei início a uma pesquisa de mercado. Pelo site de sete instituições bancárias questionei, via correio eletrônico, sobre determinado investimento, solicitando retorno pelos meios indicados.
Resultados cinco dias depois:
– três mensagens automáticas recebidas imediatamente ou até dois dias depois, anunciando futuro contato.
Destas, apenas uma se concretizou sob a forma de um e-mail personalizado (redigido por um ser humano) no dia seguinte.
Um outro banco respondeu também de modo pessoal, quatro dias depois, mas solicitando mais informações, que respondi e não obtive novo contato.
Assim sendo, minha dúvida só foi completamente respondida por um banco, outro se arrasta no meio do caminho; dois criaram uma expectativa não-concretizada; e três sequer deram-se ao luxo de dizer “oi” como faz a nova gigante da telefonia. Nenhuma novidade: um dos setores mais generosamente tratado pela economia verde-amarela, só poderia se reservar o direito de esnobar potenciais clientes…
O curioso é que essas mesmíssimos templos do capitalismo são quem nos telefona insistentemente, para avisar que “fomos contemplados” com crédito na forma de um cartão plástico. Detalhe: têm nosso cadastro sem que o tenhamos feito, o que é ilegal. De onde tiram nosso fone? Provavelmente, do CD comprável nos camelôs paulistas contendo o cadastro completo de todos declarantes de imposto de renda, dados vasados pela Receita Federal.
E para depositar nas raposas marxistas algo mais que confiança, doando o spread dos juros, temos que correr atrás e adular gerentes com carrancas.
Será medo de espionagem da concorrência ? Comportam-se as ouvidorias dos bancos hi-tech como desconfiados turcos donos de butiquins de tempos idos? Qual a serventia do canal então ?

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