Profissão: repórter, mas no padrão globo de jornalismo

Alguém lembra do Profissão: Repórter? Sim, pois ele não acabou, é semanal. Mas quem recorda de seu começo ? Quando ele prometia mostrar os bastidores da notícia, as emoções dos repórteres, sob todos os ângulos? Com uma cara de credibilidade garantida pelo símbolo do jornalismo investigativo, Caco Barcellos. Pois bem, o programa teve seu piloto pautando o Globo Repórter, depois passou a ser um quadro meio esporádico do Fantástico até conquistar seu lugar ao sol, isto é, na grade. Apesar da aparente conquista, desde o início vem sendo diluído no “padrão Globo” de comunicação, tornando-se um irmão caçula do Globo Repórter, eventualmente diferenciado, pelas pautas sociais e refletivas da contrastante realidade brasileira; enquanto o primogênito muitas vezes opta por mostrar as bizarras criaturas oceânicas ou da selva africana.

Lembro que na época de encartado na “revista eletrônica de domingo”, o programa era maltratado desde o editorial com voz irônica do velho Cid; além de anúncios de outras matérias feitas pela “equipe de repórteres investigativos” do Fantástico, como aludindo a expressão que o Profissão procurou usar; no entanto conferindo mais credibilidade aos profissionais da casa que à “amadora” trupe de Caco.

Afinal a que veio o Profissão ? Provavelmente mostrar verdades vivenciadas pelos “focas”, que no entanto constituem um público restrito, nada ao gosto dos proselitistas programadores da “Vênus platinada”. Assim sendo, Caco teve que amargar no currículo essa derrota: transformar seu projeto em meia-boca para sobreviver na selva midiática do canibalismo pela audiência.

caco-barcellos2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s