Paul Di´Anno em Porto Alegre 2009

REVIEW DO SHOW DE PAUL DI´ANNO EM PORTO ALEGRE EM 12.07.2009, COM ABERTURA DE SAVE OUR SOULS E SCELERATA

Headbangers from Bagé/from Hell no camarim.

Headbangers from Bagé/from Hell no camarim.

O expediente de Paul Di´Anno na noite de seu show na capital gaúcha estendeu-se após sua saída do palco, até que finalmente atendesse os derradeiros remanescentes do público, para registro de fotos e autógrafos. Visivelmente já no modo automático, o cantor admitia: “Não vejo mais nada – não dormi todo o dia”, como justificando o fato de assinar partes escuras/ilegíveis das capas de discos apresentadas. No mesmo ambiente que recebeu o maestro André Mattos em 2008, Paul evidencia um sobre-esforço para não decepcionar os pagantes, alguns advindos do interior gaúcho após horas de viagem. Sua presença mobilizou, além dos admiradores, um orquestrado staff (entre seguranças, intérpretes, etc.) proporcional ao caráter do espetáculo: internacional, ainda que o músico já tenha residido no Brasil. O qualificado material humano ocultou o roqueiro do assédio da platéia até a conclusão de seu set, e mais tarde preservou a distância entre os recepcionados e a perna de Di´Anno – segundo o próprio, lesionada.
main_logo Antes dos autógrafos, o vocalista entrevistou-se de modo privado membros do clube de motociclistas Hell´s Angels, confraria internacional que recebe seus brothers em qualquer lugar do globo e cuja presença o cantor celebrara ao microfone.
Paul “is a punk rocker”, como diria Joey. O que se denunciou já em sua entrada no palco, com a banda de João Gordo no peito, e seria ratificado no escasso bis, com “Blitzkrieg Bop”.
Virado desde a apresentação na noite anterior, em Frederico Westphalen, e com o joelho bichado, Di´Anno entra em cena mancando para um show com duração inferior a uma hora, abreviando o setlist das performances anteriores da tour.DSC01233 ED
Com uma postura quase imóvel, mas a voz a plenos pulmões, um Paul acrescido em obesidade e calvície desde a vinda anterior vestia ainda tôca e bandana das quais logo se livrou. Em alguns momentos, encenou mímicas descontentes com o retorno do áudio, além da careta ao emitir um “congratulations Grêmio”, “…I had a bad day in footbal…”. No mais, esforçou-se em interagir de modo ameno com a massa, interpondo diálogos entre a maioria das músicas.

Paul encarna Tim Maia e pede mais retorno

Paul encarna Tim Maia e pede mais retorno

Sugeriu estar mais à vontade do que na véspera, na “cidade mais fria em que já esteve”; e dedicou canções a meio mundo: ex-mulher, prole brasileira, Clive Burr… Até identificar-se como Britney Spears, entre outros chistes claros com seus escudeiros de palco.
Nenhuma surpresa quanto à maior empolgação abaixo do nível do palco: as covers de Iron Maiden, devidamente intercaladas com suas pouco ou nada conhecidas composições pós-donzela.

dianno

DEJA-VU

Foram dois pocket shows antes do headliner.

Melissa Ironn clama pela salvação das almas

Melissa Ironn clama pela salvação das almas

O quarteto Save Our Souls, mais para Nightwish do que para Di´Anno solo, fazia no Manara seu segundo show do dia. Empolgaram pelas covers como “Walk” do Pantera – com voz feminina – e pela presença de palco da cantora; e enxertaram composições como “Fly In The Wind”, carregadas de timbres góticos, até descambar para um inesperado blues.

Scelerata: ao fundo, o bozo infernal do clipe de "Enemy Within"

Findos trinta minutos de fama, a promissora estréia é substituída no palco por um segundo quarteto: a própria banda eleita por Paul para apoiá-lo na corrente excursão brasileira. Praticando um peso melódico referenciado em Angra e Stratovarius, a Scelerata, no momento sem cantor, teve a lacuna preenchida pelo convidado Dan, do ainda mais rebuscado Magician. Com uma guitarra adicional em lugar do teclado da S.O.S. está formado o ambiente previsível para a noite, com gestos de chifrinhos e mosh.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s