Ecletismo com pegada

Show de Frank Solari, Ricardo Baumgarten e Marquinhos Fê, Atelier Coletivo, Bagé, RS, 15.09.2010

Entre a técnica e o feeling, equilíbrio do trio de Solari satisfaz público variado

O trio mandou um “direct show”, na concepção dos próprios: variado, e com objetivo de manter a vibração. Do trabalho autoral, os três álbuns foram contemplados: “Lifestyle” da estréia. Do recente “Acqua” vieram “Lucky Girl”, “Na Pressão” e “Estrela, Estrela” – esta num contexto brasileiro do set, próxima de “Rabo de Foguete”, a qual com “Latin Lady Groove” e “Aline” cerra a trilogia extraída do “Um Círculo Mágico”. Também regionalista, o baião countryficado avulso “Força Vital”. A verve rock foi intensificada com tributos em momentos estratégicos. Isso ficou claro na abertura com o hit oitentista do Police, “Message In a Bottle”. Após o rápido intervalo que dividiu o show, voltaram com uma “Kashmir” com variações up-to-date dos solos pageanos. No final do set, “Moby Dick” – Solari humilde coadjuvante na aula de coordenação de Marquinhos. Com a afinação customizada que dera ao kit emprestado pela Twin Cities, fez valer o “I love drums” na camiseta. E a indispensável celebração de Satriani veio bluesy e em dobro, com “The Snake”, bem no início; e no único bis, a versão para “Scutlle Buttin´”. Suíngue letal com o ataque da cozinha, servindo de cama aos solos inclusive do próprio Ricardo. Audiência extasiada e Mestre Satcha justificado pelo pupilo. No ar, a expectativa para o retorno em 2011 com trabalho novo.


Ricardo adicionou melodia aos graves com um baixo de seis cordas, que tocava sentado

Ricardo adicionou melodia aos graves com um baixo de seis cordas, que tocava sentado

Eis um vídeo com qualidade mega-tosca, mas que dá uma idéia da pauleira a que os caras submeteram o Atelier.

Quase um workshop

Quando no Atelier mas fora do palco, como na passagem de som, Solari atendeu vários fãs que lhe buscaram. A cada interação ele deslancha a falar de marcas, modelos e acessórios de guitarra, com fluência comparável à de seus dedos nas casas da “guita” em solos de complexidade variada.
Entre as informações ouvidas do Frank, a de que seu arsenal atual é de umas 30 guitarras, (além dos outros instrumentos), que alterna conforme a finalidade. E de que nas cidades onde tem tocado, eventualmente faz brique de equipamentos que alguém quer se desfazer, como amplificador e fuzz box. Ele também recebeu e concedeu dicas específicas como o uso adequado de palhetas de metal.
A noite da quarta-feira trouxe ao Atelier um público algo diferenciado em relação ao das bandas que poderiam ser rotuladas como indie ou alternativas. Além dos audiófilos que não se restringem a esse nicho musical, como José Luis Dávila e Rafael Silveira, percebia-se alguma elevação na faixa etária, e na densidade de músicos por metro quadrado, a exemplo de Julinho Pimentel, Alessandro Ribeiro, Jorge Luis Salis e Felipe Rosa.

Crespo, o fã que prestigiou Frank em 2003 no Imba, repetiu o encontro e até as posições de uma foto da época

Crespo, o fã que prestigiou Frank em 2003 no Imba, repetiu o encontro e até as posições de uma foto da época

A “BAGAGEM” DE FRANK

Segue a ficha técnica da aparelhagem que Solari está levando aos shows da atual tour pelo interior.

Guitarras

PRS Custom 24 (Orange)

PRS Single Cut (P. 90) (Charcoal)

Amp Orange Dual Terror
Uma caixa 1×12″ (Orange)

Pedais
Nig Shred Pro
MXR Phase 90 (EVH)
Top Tone Light Drive
Boss DD-20

Cordas
010 Elixir cust. 24
009 Elixir S. custom.

Cabos Elixir

Um Comentário

  1. LEONIR GARCIA

    Valeu!!!!! O publico bageense pode ter a oportunidade de estar diante de um dos melhores guitarristas do país. Comentarios a mais são indispensáveis, quem conhece sabe! Valeu amigo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s