Invasão POA em Bagé: Undergrunge e Véspera + King Of Spades

Tributo à banda Pearl Jam, Atelier Coletivo, 23.10.2010

A noite em que cantei com a Undergrunge

“Tell him, take no more, she practices her speech
As he opens the door, she rolls over..
pretends to sleep as he looks her over..
She lies and says she’s in love with him, can’t find a better man”.

Esses versos de “Better Man” possivelmente tenham tirado, nas últimas horas, o sono de Lauro Brandão, vocalista da Undergrunge – “grunge rock cover band” radicada em Porto Alegre. Eles foram minha intervenção ao microfone, cedido espontaneamente pelo cantor – que após presenciar a “indescritível” performance, pode estar sentindo ameaçada sua titularidade à frente do grupo =P

Mas não se pode negar o esforço de Lauro e parceiros em promover uma performance pró-ativa no palco (ou seja, eles fazem uma zona). Além de emprestar o microfone a assistentes da platéia (ou a toda ela) em vários momentos, Brandão se prestou a tocar (e bem) caixa da bateria, empoleirado em pé no bumbo, já no final jammeado do show. Antes disso, acostumado – em suas palavras – a “levar nas costas” o guitarrista, causou a queda de ambos ao ceder a garupa ao colega. Em momento meigo, convocou sua cara-metade Renata (a quem já dedicara uns rabiscos na camiseta) para dançar/cantar coladinhos durante “Given To Fly”.

Vini solando pra caralho

Vini solando pra caralho

Ah, é, o repertório: privilegiou a fase inícial do Ten – Porch, Why Go, Once, e obviamente Jeremy, Even flow, Alive, Black; mas passou por State of Love and Trust (do filme Vida de Solteiro), Rearviewmirror, Glorified G (de Versus), Do The Evolution e outras. E ainda teve trechinhos de “Feel Good Hit…” do Queens Of The Stone Age, e a ameaça de uma “Man In The Box” que viria a se consumar mais tarde com Lauro acompanhando a formação local que encerrou o evento com clássicos do rock.



baixo e guitarra dos visitantes ainda serviram aos quinze minutos dos locais

Falando em formação, essa foi a estréia no baixo de Eduardo Da Camino. Assim sendo, pode-se dizer que a banda é a mesma Véspera que se apresentou pouco antes: os dois guitarristas Marcelo Reichelt e Vinícius Ferrari, e o batera Filipe Telles representando o link das mesmas com Bagé.
Só cambia el frontman: Lucidio Gontan, no caso dos vespertinos.
Com boa execução na MTV do recém-estreado clipe “Um Passo Em Falso” , a Véspera tocou, esta noite, além deste single, outras seis composições próprias e covers como “Every You Every Me” (Placebo), “Come Together” – e não é pela vinda do Paul, sou testemunha presencial de que já tocavam esta na abertura para o Faith No More, em 2009. Aliás, difícil evitar o clichê de informar que aquela foi uma das maiores evidências na mídia conquistadas pela Véspera. Para satisfação do vocalista, que cita o fenemê como uma das principais influências junto a Living Colour, grunge e rock dos anos 90. Lucídio, que divide o tempo entre a música e a assessoria de imprensa do deputado petista Ronaldo Zulke, detalha que no contato que tiveram com os americanos no backstage, ouviu do próprio Mike Patton a confirmação de que foi o FNM quem escolheu a Véspera entre as demos concorrentes.
Carlito Rossal (atendente do bar, contra-regra e ainda proprietário do Atelier Coletivo) comemora o que viu no programa Radar, da TVE, há alguns dias: a Véspera mencionou que tocaria na casa e os apresentadores comentaram já saber do Atelier e seu perfil. “É um local de resistência, no interior”, define Rossal.

Leia também:
Undergrunge no Garagem Hermética 2008

https://marcelofialho.wordpress.com/2008/07/09/grungedoors/

Um Comentário

  1. Telles

    Muito Obrigado pela resenha!!

    Vamos comunicar a todos nossos amigos sobre o blog, está show!!

    Esperamos tocar novamente em Bagé em breve, é muito bom voltar a tocar na minha casa!

    Um grande abraço.

    Telles
    UnderGrunge

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s