A vontade é verde

Comentários sobre o filme Lanterna Verde

Ao contrário do Capitão América, Lanterna Verde decepcionou nas bilheterias. Não achei ruim. É divertido e parece filme para televisão. O roteiro tem sacadas engraçadas, principalmente na boca de Hal Jordan, que compara seu mentor a um “peixe falante” e um objeto praticamente sacro a uma “lanterna de acampamento”. Politicamente incorreto, Hal dirige uma espécie de Mavericão ouvindo rock and roll, e arrisca a vida, a carreira e os planos da companhia que lhe emprega, com suas acrobacias como piloto.
Um cara esverdeado que materializa objetos idem remete ao Máscara, não ? Só que Lanterna veio muito antes. Aliás, a máscara do Lanterna preserva sua identidade secreta tanto quanto um tapa-sexo do carnaval carioca.

Como sempre, o melhor do filme já existia antes dele: as lições dos quadrinhos mais antigos, aqui representadas pelo triunfo da força de vontade (cor verde) sobre o medo (amarelo). Esse aspecto e também um gigante feioso atacando uma metrópole dão a maior pinta de filme de herói japonês ao longa. Só que justamente a batalha final, tão desengonçada quanto o monstrengo Parallax, é um dos momentos que menos funciona, e não justifica a idéia central do filme. A fluência das cenas de ação é prejudicada porque tudo acontece muito rápido, como se fosse apenas uma prévia para a seqüência que virá, como fica claro no final. E tomara que no II apareça muito mais o ogro Kilowog, uma das melhores coisas do filme, e maneiro o suficiente para agradar os americanos, assim como o plano de fundo Sci-Fi.

Green Lantern (2011). Diretor: Martin Campbell. Cotação IMDB: 6.2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s