Vitor Ramil inaugura programa da UFPel para todas as culturas

Escritor Luís Augusto Fischer é um dos próximos convidados. Compromisso da Reitoria eleita, a programação prevê atividades semanais envolvendo música, cinema, teatro e debates.

Cartaz

Alguém contesta que a obra de Vítor Ramil seja um dos cartões de visita da cultura de Pelotas ? O artista de renome internacional que optou por permanecer em um casarão local é autor de clássicos absolutos da música popular gaúcha.
Este é o Vítor que está retornando de shows de lançamento de seu DVD “Foi no Mês que Vem” no centro do país quase que diretamente ao Theatro Guarany, onde havia apresentado o novo trabalho há pouco mais de um mês. Desta feita, porém, o espetáculo é o evento inaugural de um projeto da UFPel, o Quartas no Lyceu – nome que passará a ter sentido literal apenas nas próximas edições semanais, quando os recitais passarão a acontecer no Gabinete do histórico prédio da Andrade Neves/Lobo da Costa.
O professor e músico Paulo Gaiger, coordenador de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, explica que no momento, o antigo colégio é o espaço mais adequado para abrigar a iniciativa, devido à falta de equipamentos para a arte e a cultura na instituição.

Orquestra do Conservatório de Música da UFPel, sob a regência do professor Tiago Ribas

Orquestra do Conservatório de Música da UFPel, sob a regência do professor Tiago Ribas

No dia 07 de agosto, quem se apresenta é a Orquestra do Conservatório de Música, “prata da casa” que tem alcançado reconhecimento em encontros dentro e fora do Estado. Em setembro, quando as quartas serão temáticas dedicadas ao Chile, artistas hermanos serão homenageados pelas cordas de Thiago Colombo, com participação de Leandro Maia e do próprio Gaiger. Mas este é apenas o módulo musical da programação, que ocorre na primeira quarta-feira de todo mês.

Gaiger, Leandro e Thiago em foto de Fabiana Jorge

Gaiger, Leandro e Thiago em foto de Fabiana Jorge


Nas quartas-feiras restantes de cada mês, sucedem-se, respectivamente, eventos voltados para: “Idéias e Pensamento”, “Artes cênicas” e curtametragens. No campo das idéias, no dia 14 de agosto haverá o debate sobre “Literatura e Futebol”, onde o pesquisador em Filosofia, professor Jarbas Lazzari, recebe o escritor Luís Augusto Fischer, de Porto Alegre. Fischer
Além de professor de literatura brasileira na UFRGS, doutor em Nélson Rodrigues, Fischer é articulista em jornais como a ZH, e autor de livros como o Dicionário de Porto-Alegrês. Desde 1999 é um dos organizadores do Sarau Elétrico, evento cultural referencial de Porto Alegre que ocorre no Bar Ocidente.

Essa diversidade já estava prevista no programa da chapa Reconstrução, eleita para a reitoria da UFPel, onde “Arte e Cultura” eram a “letra A” dos quatro temas transversais que seriam trabalhados pela gestão. Um dos outros três era a Comunicação, o que já resultou na reformulação do site da Universidade. Quanto à cultura, o texto previa uma “programação tendo como modelo o Unicultura promovido pela UFRGS” – ou seja, agregando música, teatro, cinema e outras manifestações.
Chapa

Gaiger esclarece que o Quartas no Lyceu representa atualmente o “projeto mais emblemático e complexo” de um programa maior, que é o UFPel Cultural: “Até fevereiro, consideramos a fase piloto em que escolhemos e convidamos artistas e intelectuais que possuem uma obra coerente”. Um outro projeto do UFPel Cultural é o “Memória e Reflexão”, cuja primeira edição aconteceu em junho, em razão dos 40 anos do golpe militar no Uruguai. O debate naquela edição contou com os convidados José Mitchell (jornalista), Renato Della Vechia (sociólogo) e a uruguaia Lilian Celiberti, ex-militante no período ditatorial.

Ação beneficente
Os ingressos para o show desta quarta-feira não serão cobrados, mas foram distribuidos previamente mediante doação de ítens não-perecíveis que serão revertidos ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.

Balcão de retirada dos ingressos, que iniciou na manhã da segunda-feira, no Lyceu, ocasionando uma pequena fila nos primeiros momentos.

Poucos minutos após o início da retirada de ingressos, já havia expressiva colaboração da comunidade em itens alimentícios.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s