Vitor Ramil inaugura programa da UFPel para todas as culturas

Escritor Luís Augusto Fischer é um dos próximos convidados. Compromisso da Reitoria eleita, a programação prevê atividades semanais envolvendo música, cinema, teatro e debates.

Cartaz

Alguém contesta que a obra de Vítor Ramil seja um dos cartões de visita da cultura de Pelotas ? O artista de renome internacional que optou por permanecer em um casarão local é autor de clássicos absolutos da música popular gaúcha.
Este é o Vítor que está retornando de shows de lançamento de seu DVD “Foi no Mês que Vem” no centro do país quase que diretamente ao Theatro Guarany, onde havia apresentado o novo trabalho há pouco mais de um mês. Desta feita, porém, o espetáculo é o evento inaugural de um projeto da UFPel, o Quartas no Lyceu – nome que passará a ter sentido literal apenas nas próximas edições semanais, quando os recitais passarão a acontecer no Gabinete do histórico prédio da Andrade Neves/Lobo da Costa.
O professor e músico Paulo Gaiger, coordenador de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade, explica que no momento, o antigo colégio é o espaço mais adequado para abrigar a iniciativa, devido à falta de equipamentos para a arte e a cultura na instituição.

Orquestra do Conservatório de Música da UFPel, sob a regência do professor Tiago Ribas

Orquestra do Conservatório de Música da UFPel, sob a regência do professor Tiago Ribas

No dia 07 de agosto, quem se apresenta é a Orquestra do Conservatório de Música, “prata da casa” que tem alcançado reconhecimento em encontros dentro e fora do Estado. Em setembro, quando as quartas serão temáticas dedicadas ao Chile, artistas hermanos serão homenageados pelas cordas de Thiago Colombo, com participação de Leandro Maia e do próprio Gaiger. Mas este é apenas o módulo musical da programação, que ocorre na primeira quarta-feira de todo mês.

Gaiger, Leandro e Thiago em foto de Fabiana Jorge

Gaiger, Leandro e Thiago em foto de Fabiana Jorge


Nas quartas-feiras restantes de cada mês, sucedem-se, respectivamente, eventos voltados para: “Idéias e Pensamento”, “Artes cênicas” e curtametragens. No campo das idéias, no dia 14 de agosto haverá o debate sobre “Literatura e Futebol”, onde o pesquisador em Filosofia, professor Jarbas Lazzari, recebe o escritor Luís Augusto Fischer, de Porto Alegre. Fischer
Além de professor de literatura brasileira na UFRGS, doutor em Nélson Rodrigues, Fischer é articulista em jornais como a ZH, e autor de livros como o Dicionário de Porto-Alegrês. Desde 1999 é um dos organizadores do Sarau Elétrico, evento cultural referencial de Porto Alegre que ocorre no Bar Ocidente.

Essa diversidade já estava prevista no programa da chapa Reconstrução, eleita para a reitoria da UFPel, onde “Arte e Cultura” eram a “letra A” dos quatro temas transversais que seriam trabalhados pela gestão. Um dos outros três era a Comunicação, o que já resultou na reformulação do site da Universidade. Quanto à cultura, o texto previa uma “programação tendo como modelo o Unicultura promovido pela UFRGS” – ou seja, agregando música, teatro, cinema e outras manifestações.
Chapa

Gaiger esclarece que o Quartas no Lyceu representa atualmente o “projeto mais emblemático e complexo” de um programa maior, que é o UFPel Cultural: “Até fevereiro, consideramos a fase piloto em que escolhemos e convidamos artistas e intelectuais que possuem uma obra coerente”. Um outro projeto do UFPel Cultural é o “Memória e Reflexão”, cuja primeira edição aconteceu em junho, em razão dos 40 anos do golpe militar no Uruguai. O debate naquela edição contou com os convidados José Mitchell (jornalista), Renato Della Vechia (sociólogo) e a uruguaia Lilian Celiberti, ex-militante no período ditatorial.

Ação beneficente
Os ingressos para o show desta quarta-feira não serão cobrados, mas foram distribuidos previamente mediante doação de ítens não-perecíveis que serão revertidos ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá.

Balcão de retirada dos ingressos, que iniciou na manhã da segunda-feira, no Lyceu, ocasionando uma pequena fila nos primeiros momentos.

Poucos minutos após o início da retirada de ingressos, já havia expressiva colaboração da comunidade em itens alimentícios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s