Anos 80 são meus favoritos, mas os 90 também foram muito legais!

Kleiderman

Quem vê o Branco Melo empregado no programa da Fátima e o Sérgio Brito cantando neobossa, talvez não acredite que esses caras eram grunge há 20 anos. Pois tava aqui ouvindo Kleiderman, banda paralela desses dois lá dos idos de 1994, e mais uma vez lembrei com nostalgia daquele período efervescente para o rock brasileiro e mundial.
O grunge foi a última sacudida estética relevante no estilo que as paradas já tinham condenado à morte. Até os roqueiros da antiga que estavam meio desmotivados aderiram à sonoridade que reverberava desde Seattle. Os próprios Titãs chamaram Jack Endino para gravar. No disco do Kleiderman tem ecos de som industrial a la Ministry, e de Pixies… era o que rolava na época. E claro, umas coisas meio Ramones, os pais da matéria. E pensar que o Brasil tinha seu Ramones particular: Raimundos, Rodolfo Abrantes pré-gospel. Lançados, como o Kleiderman, por um selo inimaginável no Brasil 2014, um golpe de sorte ou oportunismo do gordo Miranda, que capitaneou um sopro de renovação no rock BR. Além dos Raimundos, o mix de rock com elementos regionais tinha outra grande expressão no pessoal do mangue bit (e não beat). Gangrena Gasosa era outra novidade no mínimo curiosa.
De lá para cá, o bundamolismo no rock – lá e cá – não foi mais sacudido de jeito como naquele período.
Miranda

Anúncios

Um Comentário

  1. Fábio Cóssio

    Muito massa tua postagem amigão. Realmente a música nacional especialmente o rock estão muito atrelados ao mercado do jabá. São raríssimas exceções que podemos dizer que estão naquela mesma vibe. A Cachorro Grande e Tequila são bons exemplos disso. A banda Cartolas também. Mais sucesso no teu blog. Que venham mais posts legais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s